5 COMIDAS TÍPICAS PARAENSE QUE AMO

By Unknown - fevereiro 12, 2018

Oi manas, tudo bem com vocês? Bom, não sei se vocês sabem, mas eu sou de Belém do Pará, a terra da Joelma, do tecnobrega e do Açaí. Mas também é conhecida mundialmente por sua culinária um pouco exótica e rica em diversidade. Muitos não sabem mais ela foi escolhida pelos turistas como a melhor culinária do Brasil e modéstia a parte, eu concordo com eles, pois não sei como seria não poder tomar meu tacacá no final da tarde aos domingo, comer minha maniçoba no círio, comer meu frango no tucupi nos almoços de família, meu arroz Paraense nos jantares, e tomar meu açaí com charque para depois me jogar na rede e dormir a tarde toda, porque açaí da sono e não energia.



Selecionei para vocês 5 dos meus pratos típicos preferidos, muitos serão elaborados com matérias encontrados somente aqui ou na região norte.

1- Tacacá

O Tacacá está presente em diversos estados na região norte, ele é preparado com tucupi, a goma da tapioca, camarão seco salgado e jambu. É servido numa cuia, e normalmente bem quente. Vale dizer para quem não conhece, o tucupi é um líquido amarelo de gosto ácido retirado da raiz da mandioca brava. Você precisa cozinhar ele de forma lenta, por ser venenoso cru.


 Foto Cristino Martins

2- Maniçoba

A maniçoba confesso que não é nada fotogênica, porém sua não beleza exterior, não faz juiz a sua riqueza de sabor. O principal ingrediente dessa iguaria paraense é a maniva que também é conhecida como mandioca, porém ela é triturada. Após esse processo, ela precisará ser cozida por uma semana para que assim todo seu veneno seja retirado, ela é preparada com carne suína, bucho, linguiça, entre outros ingredientes salgados e muita gente coloca jambu e camarão seco salgado para acompanhar o prato. Ele é servido tradicionalmente no natal paraense, que ocorre em todo o segundo domingo de outubro, que é o Círio de Nossa Senhora de Nazaré.


Foto Bruno Carachesti

3- Arroz Paraense

O arroz paraense, é o nosso arroz do dia a dia, que acompanha os ingredientes amazônicos que podem ser encontrados facilmente na feira do ver-o-peso, tucupi, jambu e camarão salgado.





4- Frango no Tucupi

O frango no tucupi ou pato no tucupi, depende da sua preferência, é um prato muito tipico e um dos mais famosos daqui, como já podemos ver, ele acompanha o famoso tucupi, jambu e o frango ou pato, e é servido com arroz e farinha d'água.



5- Açaí com Peixe frito

O novo queridinho do Brasil e do mundo, é algo que convivo desde criança, mas não pense que é com granola, leite ninho, morango, banana e tudo o que colocam dentro. O nosso açaí, tomamos enquanto comemos um peite frito, charque (carna salgada), um camarão salgado, e não podemos nos esquecer de colocar a farinha de tapioca ou farinha d'água. Depois desse almoço, tudo que vais querer é se deitar em uma rede e dormir, escutando o barulho da chuva.

Foto Marcelo Soares


❤ Me contem o que acharam das comidas típicas paraenses, experimentariam? Não esqueçam de seguir nas redes sociais, e em comentarem aqui embaixo. 

Com amor, lary  

  • Share:

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

28 comentários

  1. Ainda não experimente nenhuma dessas comidas, mas pelas fotos devem ser maravilhosas ❤

    ResponderExcluir
  2. Quantas delícias! Nosso país é muito rico em diversidade, em cada região podemos encontrar pratos tipicos maravilhosos e a região norte sempre proporciona belos pratos! Eu experimentaria o peixe frito com açaí ❤

    ResponderExcluir
  3. Gente do céu eu não comi nenhuma dessas comidas kkkk eu particularmente amor açaí, mas como sorvete e coisas doces, mas todos estes pratos parecem ser muito gostosos, vou procurar para experimentá-los
    Beijinhos
    http://segredos-sinceros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Olha a boca encheu d'agua aqui viu...
    Esse tacaca....eu quero muuuito.... To aguando aqui!

    ResponderExcluir
  5. Só como açai e camarão de preferência frito rs eu fiquei pasma como o jambo e o tucupi são populares no Pará...não sabia que alimentos considerados venenosos poderiam ser comestíveis após a retirada do veneno confesso que eu ainda teria receio de comer...pato é uma das carnes que não tenho coragem de comer acho que sou meio fresca rs amei conhecer um pouco da culinária do seu estado beijos

    ResponderExcluir
  6. Hum,pelas imagens parecem deliciosas!Ainda não provei esses pratos típicos,mas devem ser divinos!Adorei o post

    ResponderExcluir
  7. Que delicias!Adoraria provar esses pratos.pena que é longe

    ResponderExcluir
  8. nossa que post de dar agua na boca em rs me pareceu todas comidas deliciosas

    ResponderExcluir
  9. Nunca experimentei comidas típicas paraenses mas pelo aspecto aqui são bastante apetitosa, no Brasil temos muitos pratos deliciosos, gostei de conhecer, fiquei babando pelo primeiro prato bjs.

    ResponderExcluir
  10. Nunca provei estes pratos, mas confesso que tenho muita vontade de conhecer estes sabores tão diferentes dos quais estou acostumada aqui no sul.

    ResponderExcluir
  11. Ótimas dicas de culinário do Norte do pais .Algumas são conhecidas e outras não..

    ResponderExcluir
  12. Mulher adorei conhecer um pouco mais através dos seus olhos. Amei as fotos, essas de comida me deixou com água na boca de vontade haha. Show sua publicação

    ResponderExcluir
  13. Ouvi esse nome Tacacá na música da Joelma mas não sabia que era uma comida, que legal! Amofrutos do mar só de olha a foto me deu fome de verdade.
    Gostei também da Maniçoba mesmo não sendo fotogenica, Arroz Paraense, poxa aqui no Rio não encontro o tucupi e o jambu
    Frango no Tucupi amei, Açaí com Peixe frito
    vou tentar fazer aqui, no rio a febre é o Açaí!
    Eu amei tudo gostaria muito de experimentar e visitar sua cidade quem sabe um dia, nunca diga nunca neh?! Que delicia!

    ResponderExcluir
  14. Que delíciasss! Eu não conhecia a não ser o pato no tucupi que só ouvi falar! O frango no tucupi nao conhecia. Parecem saborosos!

    ResponderExcluir
  15. Olha, esse Assaí no peixe me chamou a atenção. Ainda pretendo fazer um tour belo Brasil e pretendo experimentar uma comida de típica de casa estado 😌😍

    ResponderExcluir
  16. Nunca experimentei nenhuma, mas se tivesse a oportunidade experimentaria sim, amo conhecer novos sabores, sou doida para provar pratos feitos com tucupi.

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia nenhum desses pratos, acho que eu gostaria mais dos que vão camarão com toda certeza.

    ResponderExcluir
  18. Nossa encheu minha boca de água hummm
    os nomes são bem diferentes, mas o sabor deve ser tudo de bom
    nossa que fome
    bjs

    ResponderExcluir
  19. Eu nunca comi nenhuma destas comidas, nunca nem cheguei a ver ou ouvir falar. Estranho, parece comidas asiáticas me sinto poder se tratando do Brasil. Amei conhecer estas comidas e mais da culinária do pará. Amei o post ^^

    ResponderExcluir
  20. AMEI TODOS OS PRATOS MAIS O MELHOR SÃO OS QUE TEM CAMARÃO AINDA MAIS EU QUE SOU LOUCA POR CAMARÃO ARRASOU .


    https://mundodaveeh.wordpress.com/.

    ResponderExcluir
  21. Eu adoro provar comidas novas e principalmente quando são tradição de alguma região. Gostaria de ter oportunidade de provar e saber o que são cada um desses pratos.
    Bjnhs

    ResponderExcluir
  22. delícias, uma amiga foi morar no Pará e fala maravilhas...queria muito experimentar
    Gostei, muito legal.
    Blog ArroJada Mix

    ResponderExcluir
  23. Açaí com peixe frito deve ficar bem gostoso!

    ResponderExcluir
  24. Que delícia isso!!!
    Não conheço nenhuma delas. As poucas vezes que estive no Pará não cheguei a conhecer, mas agora fiquei querendo provar tuuudo!

    ResponderExcluir
  25. Nunca comi nenhuma dessas comidas mais confesso que enquanto li-a deu uma água na boca

    ResponderExcluir
  26. Os últimos três parecem-me deliciosos, adorava experimentar, exceto o camarão, ao qual sou alérgica. É uma excelente ideia para um post, apresentar-nos a gastronomia da sua zona. Agora queremos as receitas!

    P.S.: Fiquei com fome...

    ResponderExcluir
  27. Sou louca para ir ao Pará comer tacacá e frango no tucupi. Tenho uma prima que sempre vai e fala super bem de lá, fico morrendo de vontade de ir!

    Bjks!

    Blog da Sah ♡ | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir